Dicas para aproveitar a luz natural


Cada vez mais, a sustentabilidade é um dos pilares da arquitetura moderna, focando cada vez mais na iluminação natural como uma prioridade.

Fonte: Pinterest

Além de ser (bem) mais económico, amigo do ambiente, também dá à casa um ar de vida, de Natureza. E eu adepta numero um da utilização de plantas – muitas plantas – na decoração da casa, acho essencial tirar o máximo proveito da luz natural, já que também é essencial para a s plantas.

O benefício económico é só uma das muitas vantagens da luz natural:

  • É benéfica para a visão, impondo menor esforço aos olhos;
  • Marca o ritmo biológico, mantendo o padrão de sono equilibrado, tornando-se benéfico também a nível psicológico;
  • Estimula a produção das “hormonas da felicidade” – endorfina – responsável pela sensação de bem estar;

Sempre tive em mente que quando construir uma casa vou querer que tenhas grandes fachadas de vidro, muita luz natural. Uma das principais razões é que sinto que a luz – ou falta dela – interfere muito com o meu humor (já é provado esta interferência) e a outra é que acho esteticamente bonito.

Há várias formas de tornar a luz natural um ponto central da arquitetura e decoração de uma casa.

Fachadas de vidro

Esta é uma das técnicas mais conhecida, sendo também a que melhor funciona. Opte por colocar as fachadas de vidro (ou até as janelas) nos locais onde há mais incidência solar durante o dia e onde não haja nada, como arvores, a obstruir a sua passagem.

Fale com um profissional para escolher o melhor vidro, mas aconselhamos o vidro laminado ou temperado e com proteção UV, para o proteger a si e à sua mobília.

Se decidir colocar uma cortina, devido à questão da privacidade, opte por aquelas que abram totalmente.

Cores Claras

Temos no site, vários posts dando destaque a várias cores na decoração da casa, umas mais claras e outras mais escura. E claro que as pode continuar a usar, mas se quer uma casa mais iluminada não as escolha como cores dominantes, focando no branco e nas cores mais claras.

Espelhos

Use e abuse dos espelhos! Não é uma técnica muito conhecida, mas os espelhos ajudam a refletir as luzes, e são acessiveis em termos de preço.

Opte por colocá-los e frente a janelas para tirar o máximo partido.

Tetos e portas de vidro

Os tetos de vidro são uma ótima opção para usar por exemplo, em pátios ou varandas, protegendo da chuva, mas mantendo a passagem da luz natural. As portas de vidro são uma ótima opção para deixar a luz passas entre divisões.

Acabe com as paredes (ou substitua-as por vidro)

Cada vez mais, vemos casas com o mínimo de paredes possíveis, sendo uma das tendências do momento. Na verdade, esta também é uma técnica para deixar a casa mais iluminada deixando a luz percorrer mais espaços da casa.

Pode optar também por dividir estes espaços com paredes de vidro.

Claraboias

As claraboias pertencem ao grupo de Iluminação Zenital assim como os telhados e tetos de vidro, e este tipo de iluminação refere-se à entrada de luz pela parte de cima.

As claraboias consistem em aberturas feitas no teto, deixando a luz entrar devido a estruturas transparentes, normalmente feitas de acrílico ou mesmo vidro.

Iluminação Tubular

Este tipo de iluminação consistem em usar tubos metálicos para direcionar a luz ao local pretendido. Tem mais vantagens do que as comuns claraboias, já que direciona a luz a qualquer comodo e não precisa de limpeza tão frequente.

Decoração

Mobília de superfícies lisas e brilhantes, assim como o piso, ou outros objetos deixam o espaço com uma sensação visual de mais claridade.

Cimento translúcido

Esta foi uma das minhas últimas descobertas, enquanto fazia pesquisa para este post.

Foi Áron Losonczi, um arquiteto húngaro que apresentou a invenção ao mundo em 2001. É um material resistente como habitual cimento, porém é constituído também por fibras óticas permitindo a passagem considerável de luz.

Este material torna-se mais vantajoso do que o habitual cimento, como a maior maleabilidade e impermeabilidade, peso 30% menor, menos chance de rachadura e infiltrações e claro a possibilidade de entrada da luz.

Anúncios

O que acharam? Faltou alguma dica? Contem-me o que acham do aproveitamento da luz natural nos comentários.

Partilhe o post nas suas redes sociais!

Siga-me no Instagram

Siga-me no Pinterest 

Siga-me no Twitter! O blog tem agora um Twitter. Sigam lá!

Entre em contacto connosco: colourfulgirlcontact@gmail.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s