Dicas para uma PELE SAUDÁVEL


Ter uma pele saudável é, cada vez mais, um objetivo a atingir por mais pessoas. Durante muito tempo, achei que o aspeto da minha pele era o seu aspeto natural e que nada podia fazer, mas não! Eu não tratava da minha pele e, por isso, ela ia continuar com os seus problemas e cada vez, piorando mais. Quando percebi que a saúde da minha pele, dependia, exclusivamente, de mim (e não de qualquer outro fator externo), comecei o processo de cuidado – que não é fácil, já que é preciso investigação, tempo e paciência até começar a encontrar produtos e cuidados que funcionam.

Os produtos e cuidados que funcionam variam de pele para pele, mas há regras básicas que se aplicam a todos os tipos de pele (que variam e até mudam ao longo do tempo).

Conhecer o tipo de pele (e usar produtos adequados)

Conhecer o seu tipo de pele, deve ser o primeiro passo, para depois conseguir perceber que tipo de produtos podem resultar. Para este diagnóstico, pode consultar uma dermatologista especializada, ou tentar perceber por si – investigando e testando.

Veja: Descubra o seu tipo de Pele

Usar produtos que não sejam adequados ao seu tipo de pele pode, não só agravar os problemas existentes, mas também o aparecimento de lesões, alergias, irritações.

Limpeza

O seu tipo de pele, nesta etapa, apenas influencia na escolha dos produtos certos – já que deve limpar a pele duas vezes por dia (ao acordar e antes de deitar), SEMPRE.

Limpar deve ser o primeiro passo, obviamente. Lave o rosto com sabonete (ou produtos de limpeza com outras fórmulas) adequado para o seu tipo de pele e NUNCA durma com maquilhagem. Depois é a hora de tonificar (ATENÇÃO: em peles oleosas deve utilizar um tónico adstringente).

Todos os tipos de pele precisam de hidratação, inclusive as peles oleosas.

De noite pode optar por ácidos para o tratamento da pele (clarear, regenerar ou antioxidante).

De manha, complete a rotina com protetor solar.

Proteção Solar

Este era o passo que, quando comecei a cuidar da minha pele, achava menos importante. ESTAVA COMPLETAMENTE ERRADA! Depois da primeira semana de uso de protetor solar, comecei a notar mudanças significativas na qualidade da minha pele.

Além de proteger contra raios UVA e UVB, previne o envelhecimento da pele, o aparecimento de manchas, flacidez, rugas e claro, também de cancro da pele.

DEVE SER USADO TODOS OS DIAS!

Outra dica importante é: ter um protetor para o corpo e outro para o rosto, já que a pele do rosto é mais sensível. E claro, precisa de ser adequado ao seu tipo de pele.

Alimentação e Hidratação

Pode parecer insignificante, mas a verdade é que para uma pele saudável é preciso uma alimentação saudável. Além da alimentação, a pratica de exercício físico também influencia a qualidade da pele.

Beber bastante água também é essencial para a saúde da pele.

Ou seja, tratar a pele de dentro para fora.

Sono

Sabe aquela expressão de «sono da beleza»? Bem, percebi que uma boa rotina de sono influencia na qualidade de pele, que é facilmente percebido na zona abaixo dos olhos (olheiras), mas que influencia toda a pele.

É durante a noite que se dá a renovação celular, a oxigenação e a recepção dos princípios ativos dos cremes de tratamento. É também durante a noite que a pele recupera de influencias externas como temperatura, poluição, sol, …

O que acharam das dicas? Há muitas outras que se pode ter em conta, querem mais? Qual acham que faltou? E contem-me mais sobre a vossa rotina de pele…

Partilhe o post nas suas redes sociais!

Siga-me no Instagram

Siga-me no Pinterest 

Siga-me no Twitter! O blog tem agora um Twitter. Sigam lá!

Entre em contacto connosco: colourfulgirlcontact@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s