Infelizmente, a acne não é só um problemas de adolescentes. Eu, por exemplo, na adolescência não tive nenhum problema com a acne, na verdade, sentia-me uma sortuda por não ter. No entanto, agora com 22 anos a minha pele ficou oleosa com tendência acneica.
Eu tenho uma teoria – se algum(a) dermatologista passar por aqui que me esclareça. Eu acho que todos acabam por passar por ter acne, caso não tenha na adolescência, acontece na vida adulta. Já comprovei isto com alguns casos amigos. O que acham?
No entanto, há vários erros no dia-a-dia que potencializam o efeito da acne e da pele oleosa.
Excesso de produto
Este é um dos fatores principais para o aparecimento de pontos negros e borbulhas. Entupindo os poros, onde se situam as glândulas sebáceas, o excesso de produto leva a uma maior produção de oleosidade.
Este era um erro que eu cometia. Por ter a pele bastante oleosa, colocava um monte de produtos para combater a acne. O que eu não sabia é que estava a prejudicar. Quando encontrei os produtos certos, e reduzi ao número, notei logo uma melhoria.
Também comecei a evitar produtos com óleo na composição.
Dormir de maquilhagem
Este erro já se tornou até um clássico, mas a verdade é que é muito prejudicial. A maquilhagem ajuda a entupir os poros que precisam de respirar, principalmente durante a noite.
Durante o dia, a pele produz várias substancias que icando muito tempo na pele, produzem bactérias. Limpe a pele antes de dormir, mesmo que não tenha maquilhagem.
Produtos desadequados ao tipo de pele
Este também é um grande problema. Precisa de usar produtos adequandos para o seu tipo de pele, tanto maquilhagem como outros produtos. Usar a base errada é um dos principais fatores para produção de acne!
Gostavam de saber mais sobre tipos de pele e os produtos que devem usar? Deixem nos comentários!
Falta de esfoliação ou esfoliação excessiva
A esfoliação é ótima para remover imporezas mais profundas e células mortas. Se essas células mortas não forem tiradas, acumulam-se nos poros, entupindo-os.
No entanto, uma esfoliação excessiva também é prejudicial. A pele fica inflamada, produzindo mais oleosidade. Se tem a pele oleosa, use esfoliante de 2 em 2 dias; Se a sua pele é seca use apenas 1 vez por semana.
Alimentação inadequada
Já que a beleza começa de dentro para fora, saiba que não adianta investir em produtos caros se não têm uma alimentação saudável. Os alimentos com alto índice glicémico, que libertam uma grande quantidade de açucar para o sangue, estimulam as glândulas sebáceas. Siga uma alimentação equilibrada!
Limpeza excessiva
Com uma pele oleosa, a tendência é lavar várias vezes por dia, deixando a pele seca e destruindo a camada protetora da pele. O organismo compensa com mais produção de oleosidade. Lave o rosto apenas de manhã e à noite e termine com uma boa hidratação.
Espremer borbulhas
Ao espremer as borbulhas, não só está a espalhar as bactérias por outras zonas do rosto, como as empurra para uma camada da pele mais profunda, atrasando assim o processo de cicatrização.
Contem-me qual destes erros cometem, se cometerem algum e deixem-me saber o que descobriram sobre o vosso tipo de pele 🙂
Partilhe o post nas suas redes sociais ❤
Siga-me no Instagram
Siga-me no Pinterest
Siga-me no Twitter! O blog tem agora um Twitter. Sigam lá!
Entre em contacto connosco: colourfulgirlcontact@gmail.com