Plantas para ter no quarto (ou pela casa)

Existe ainda o mito (sim, ainda o oiço) que não devemos dormir com plantas no quarto porque senão elas vão tirar-nos o ar. No entanto, já foi provado que para isso acontecer nós teríamos de dormir numa espécie de selva Amazonia. Elas, porém, só respiram no escuro, durante a noite. Por isso, calma! Elas não vão esgotar o oxigénio do seu quarto até porque elas passarão o dia a enchê-lo de oxigénio através da fotossintese.

Há plantas, como já era de suspeitar com características especiais e muito benéficas para a saúde não só através do seu consumo, mas apenas da sua presença e do seu aroma. Aqui vão as características de que vamos falar hoje:

  • Alívio de dores de cabeça;
  • Redução de ansiedade;
  • Redução do stress;
  • Melhoria na qualidade do sono;
  • Melhoria nas funções cerebrais;
  • Melhoria do humor;
  • Prevenção de resfriados;
  • E claro, melhoria da qualidade do ar respirado.

JASMIM

Resultado de imagem para Decoração com jasmim planta

Precisa de bastante luz – ótima para por no parapeito da janela; Reduz os níveis de ansiedade e o seu cheiro melhora a qualidade do sono e, consequentemente, a produtividade durante o dia. Além de todas estas boas características é uma planta linda e muito decorativa.

ALFAZEMA (LAVANDA)

Resultado de imagem para Decoração com alfazema planta

Com um cheiro agradável, também alivia o stress e a ansiedade, melhora o sono e até (em alguns casos) diminui o choro em bebés. Também diminui a frequência cardíaca o que posteriormente diminui o stress e problemas vasculares. Ainda não chega?? Afasta também os insetos, por isso, nada de picadas de melgas se dormir bem perto dela.

Há muitos produtos que (tentam) exalam o cheiro a alfazema, porém, se tem oportunidade de ter a planta é uma ótima escolha. Além de ser linda e cheirosa.

BARBOSA (ALOÉ VERA)

Resultado de imagem para Aloé vera em vaso

É a top no melhoramento da qualidade do ar e produção de oxigénio e fique a saber que quanto mais oxigénio estiver no quarto, mais chance de cair num sono profundo. É fácil de pegar e, por ser um cacto, não necessita de ser regada com frequência, no entanto, precisa de luz solar direta, por isso, o melhor é mantê-la à janela.

Especialistas acreditam ter um poder desintoxicante e antinflamatório. Quando algoe está errado na qualidade do ar, ele começa a ganhar umas manchas castanhas.

Além disso, pode ser usado em muitas outras coisas como produtos de hidratação caseiros para pelo e cabelo, cortes, queimaduras e picadas de insetos.

HERA

Resultado de imagem para Hera pendurada em vaso

É uma ótima planta para deixar no quarto se sofrer de asma ou outros problemas respiratórios. Já foi provado que o seu cultivo diminui a quantidade de mofo no ar, reduzindo alergias e infeções pulmonares.

Atenção: Mantenha-a alta pois o consumo desta planta é tóxica para crianças e animais de estimação. E além disso, fica linda pendurada!

ESPADA DE SÃO JORGE

Resultado de imagem para Espada de sao jorge em vaso

Também é uma das mais recomendadas para melhorar a qualidade do ar. Estas plantas são quase imortais, por isso, são bastante fáceis de ter em casa. No quarto, ajudam a prevenir irritações nos olhos, problemas respiratórios, dores de cabeça, e até pode fazê-lo sentir com mais energia.

GERBERA

Gérbera

Bastantes coloridas, estas plantas, facilmente, vão deixá-lo de bom humor e com mais positividade para o seu dia. Apesar de libertarem também oxigénio durante a noite, são ótimas para quem sofre de apneia ou alergias. Vamos lá colorir o quarto!

O que acharam do post? Querem um segundo post sobre as plantinhas para terem no quarto? Contem-me o que acharam aqui nos comentários 🙂

Anúncios

5 comentários sobre “Plantas para ter no quarto (ou pela casa)

  1. jehbelle disse:

    Eu ameiiii esse post, gosto de ter plantas e casa, mas confesso que as flores que eu tive morreram com uma facilidade… a única flor que estou tentando cultivar é a Primula é muito bonita. As dicas são ótimas, vou correr atrás de uma babosa pra mim, gosto de ter plantas no quarto e nem conhecia todos esses benefícios.

    Curtido por 1 pessoa

    • Sónia Senra disse:

      Eu também sempre tive plantas no quarto e há pouco tempo é que descobri e me interessei por todos estes benefícios… Quantos às flores que lhe morrem com facilidade tem que ter em atenção se são plantas aptas para estar dentro de casa, porque muitas vezes não são.A primula é linda e o óleo de primula tem vários ótimos benefícios também que se quiser posso trazer 🙂
      Obrigada 🙂

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s